Dia Internacional da Criatividade assinalado com oficina de carpintaria criativa

2022-11-22

A CoimbraMaisFuturo quis assinalar o Dia Internacional da Criatividade (17/11) com uma iniciativa diferente, inovadora e impulsionadora do trabalho participado e colaborativo. Para este efeito realizou uma oficina de carpintaria criativa com toda a equipa da Associação, dinamizada pela Designer Mariana Costa e Silva.

A aposta na inovação, na criatividade e na capacidade das pessoas e das comunidades se reinventarem e de serem capazes de fazer acontecer, constituem linhas estruturantes de trabalho da CoimbraMaisFuturo, que ganham uma maior expressão, numa fase com muitos desafios societais e em que se prepara, simultaneamente, o próximo período de intervenção.

A construção de um cadeirão em madeira por cada técnica da CoimbraMaisFuturo, numa tarefa totalmente diferente das suas competências diárias, concretizou simbolicamente esta abordagem inovadora e criativa e traduziu-se num desafio de superação das capacidades individuais e também de grande aprendizagem.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]