“Desliga a luz, liga-te ao Planeta”

2014-12-02

Atualizado a 12-12-2014

A campanha de sensibilização ambiental, dinamizada pela associação GRATER, apela à redução do consumo energético. A pensar nas crianças, foi criada uma mascote – “Major Planeta” – que irá visitar as escolas do 1.º Ciclo das ilhas Graciosa e Terceira.

Sensibilizar a população para o consumo energético e hábitos de poupança, com reflexo nas suas contas familiares e impacto ambiental, é o objetivo da campanha “Desliga a Luz, Liga-te ao Planeta”, a decorrer até final do ano.

A ação é dirigida a toda a população mas as crianças são o público preferencial, “por estes serem verdadeiros multiplicadores de informação”.

A pensar nos mais pequeninos foi criada a mascote “Major Planeta”, que visitará todas as escolas do 1.º ciclo das ilhas Graciosa e Terceira. Nas visitas às escolas irá ser distribuído diverso material alusivo ao tema e terá lugar a exibição de um video promocional, que também será projetado nas salas de cinema da Graciosa, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória antes da exibição dos filmes.

Além do vídeo, disponível no Youtube aqui, foram criados autocolantes para colocar junto dos interruptores com várias mensagens, tais como, “Família unida, pouca energia consumida”; “Criança esperta, poupança é certa”; “Colaborador eficiente, protege o ambiente”, um site onde se podem encontrar dicas sobre poupança energética, perguntas e curiosidades, uma página no Facebook, que retratará todas as ações da campanha e dará a possibilidade de participação em alguns concursos, e uma aplicação móvel Android, em formato jogo quiz.

Sem grande dimensão física, esta campanha terá certamente uma ampla difusão e, acima de tudo, um significativo impacto. “Porque com simples gestos e hábitos, podemos ter grandes ganhos ao nível da poupança energética, o que tem reflexo na preservação ambiental”.

I12082-XMGX5070B.JPG I12082-XMGX9777.JPG

A GRATER, que abraçou esta ideia “com grande empenho porque, no âmbito das suas funções, entende que a poupança energética é um elemento fundamental na estratégia de desenvolvimento do arquipélago”, e defende que “o aumento do contributo das energias renováveis na estrutura energética das ilhas Graciosa e Terceira”, estando recetiva a cooperar com projetos desta natureza.

Até dia 11 de dezembro, a campanha foi apresentada em 34 escolas, tendo também sido entregues os autocolantes para colocar junto aos interruptores com a mensagem “Colaborador eficiente, protege o ambiente” nas câmaras municipais de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e santa Cruz da Graciosa.

I12082-XMGX0206B.JPG I12082-XMGX5081B.JPG

A ação insere-se no projeto de cooperação interterritorial Pegada Ambiental, em parceria com a ADELIAÇOR, aprovado pelo eixo 4 do PRORURAL, no âmbito do qual a GRATER fez circular pelas ruas do território de intervenção (ilhas Graciosa e Terceira) aspiradores urbanos e, pelo canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés) pacotes de açúcar personalizados.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]