Desenvolvimento Sustentável em Espaço Rural: Tradição e Inovação

2011-06-02

Integrado na Semana Bio Madeira, o workshop, realizado a 31 de maio 2011, juntou 160 participantes na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.

O workshop, organizado pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais da Madeira e Rede Rural Nacional, com a colaboração da MINHA TERRA, ACAPORAMA e ADRAMA, contemplou um conjunto de intervenções sobre Ambiente e Turismo na Região Autónoma da Madeira e a apresentação de exemplos de projetos de cooperação na temática.

Convidado a abrir os trabalhos, o Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Rodrigues Correia, destacou as particularidades da Madeira em termos de ligação entre agricultura e espaços de ocupação humana, com uma gestão cuidada da pressão sobre os recursos naturais num território com 270 mil habitantes que apenas utilizam um terço da superfície da ilha.

Na sua intervenção, sublinhou também a extraordinária evolução dos espaços rurais madeirenses no que respeita a serviços e acessibilidades, terminando numa referência às oportunidades para apoio ao investimento no quadro do PRODERAM.

Seguiram-se três intervenções de caráter técnico. Raquel França, Diretora Regional do Turismo, apresentou a Estratégia do Turismo na Madeira, destacando as expectativas dos turistas que visitam a Madeira, com base num inquérito realizado à partida, onde ressalta a importância da natureza, os recursos paisagísticos e a segurança do arquipélago. Apresentou igualmente dados relativos ao turismo rural, ainda incipiente na região.

A intervenção do Diretor Regional das Floresta, Rocha da Silva, sobre a importância do ambiente e a rentabilização dos espaços naturais, explorou a criação de estratégias integradas em que o turismo se deve conciliar com as demais atividade e interesses, através de parcerias locais. Rocha da Silva levantou a polémica questão da aplicação de ecotaxas, contrapondo com o apoio à criação de oportunidade de negócios e serviços, como fonte de receitas para a conservação e as comunidades.

"Contribuição da Agricultura para o Desenvolvimento do Turismo" foi o tema da intervenção de Cláudia Dias do Gabinete de Promoção do Comércio Agroalimentar, colocando a ênfase nas medidas para favorecer os consumos locais e responsáveis, assim como as campanhas para uma alimentação saudável junto da população e dos agentes turísticos.

O gestor do PRODERAM, Henrique Seabra, apresentou o Programa de Desenvolvimento Rural da RA da Madeira, com destaque para as medidas de apoio ao modo de produção biológico e proteção dos recursos genéticos específicos, a propósito da semana Bio Madeira.

Só após o almoço, Carmo Lopes, professora/coordenadora do mestrado em Ecoturismo da Escola Superior Agrária de Coimbra, apresentou a comunicação «O Turismo e as estratégias que potenciam o Desenvolvimento Local».

Seguiu-se um momento de cariz mais prático com a apresentação de três projetos desenvolvidos em cooperação por Grupos de Ação Local (GAL): Qualificação do Turismo Ativo (QTA) - ADIRN; Rotas sem Barreiras - TERRAS DENTRO; Turismo de Natureza - Geoturismo - ADRIMAG.

Já perto do final, José Carlos Marques e Márcia Melim, da Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária Biológica, apresentaram o Roteiro Bio-Quintas da Agricultura Biológica da Madeira, dando a conhecer as explorações agrícolas certificadas com este modo de produção com destaque para as que também se dedicam ao turismo rural.

A jornada terminou com o apelo da coordenadora da Rede Rural Nacional, Custódia Correia, aos GAL da Madeira para que integrem as dinâmicas de cooperação, tão importantes para apoiar a respectiva intervenção nos seus territórios.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]