Desenvolvimento local regressa à antena da rádio

2014-09-18

Atualizado a 26-09-2014

O programa de rádio “Terra Viva”, dedicado a iniciativas de desenvolvimento local em Portugal, está de regresso à antena na TSF, a partir de dia 22 de setembro, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, pelas 8h50, com repetição nos mesmos dias, entre as 17 e 18 horas.

I12003-TERRA-VIVA-W.JPG

Acompanhe as emissões do Terra Viva 2014 em podcast aqui.

O programa “Terra Viva”, emitido entre setembro e dezembro de 2011, terá agora uma segunda edição que pretende prolongar a descoberta da diversidade geográfica e setorial de iniciativas apoiadas e promovidas pelas associações de desenvolvimento local no nosso país.

Ao longo de 25 pequenos programas, será dada continuidade à mostra de diferentes abordagens e projetos com iniciativas de criação e desenvolvimento de microempresas, desenvolvimento de atividades turísticas e de lazer, diversificação de atividades em exploração agrícola, cooperação nacional e transnacional, conservação e valorização do património rural, e serviços básicos para a população, além de dois programas de introdução e encerramento, que farão um enquadramento sobre o movimento de desenvolvimento local em Portugal, e as perspetivas de futuro, com o desenvolvimento local de base de comunitária (DLBC) no horizonte.

Em Portugal, como no restante continente europeu, nos últimos 25 anos, as associações de desenvolvimento local têm desempenhado funções em territórios rurais, enquanto implementadoras de projetos e iniciativas e gestoras de fundos públicos para apoio às economias locais, orientando-se por princípios de atuação que privilegiam a abordagem territorial e ascendente, gestão e financiamento descentralizados, intervenção plurissectorial, parcerias locais, inovação e cooperação interterritorial, e que foram sendo testadas através de políticas experimentais como as iniciativas comunitárias LEADER, LEADER II e LEADER+ e, mais tarde, nos programas de desenvolvimento rural do Continente e Regiões Autónomas do Açores e Madeira (ProDeR, PRORURAL e PRODERAM).

O programa “Terra Viva” é mais uma atividade que vem reforçar a aposta de comunicação da MINHA TERRA, no sentido de divulgar a promover iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural, que têm vindo a beneficiar cidadãos e comunidades dos territórios rurais, que correspondem a cerca de 40% da população portuguesa e a mais de 90% do território nacional.

Terra Viva  (Edição 2011)


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]