2024-02-23
Federação Minha Terra pede aos partidos políticos um compromisso com o desenvolvimento rural
No momento em que se apresentam e discutem os programas eleitorais dos partidos concorrentes às eleições legislativas do próximo dia 10 de março e decorrendo de preparação das estratégias de desenvolvimento local dos Grupos de Ação Local para os próximos anos, a Federação Minha Terra divulgou o documento “Desenvolvimento Local, compromisso com pessoas e territórios – Conjunto de recomendações dos Grupos de Ação Local aos poderes políticos para as políticas públicas na próxima legislatura”.
O objetivo é sensibilizar os partidos para a necessidade de um verdadeiro compromisso com o desenvolvimento das áreas rurais, que passe pela valorização da experiência das últimas três décadas de abordagem LEADER (Ligação Entre Ações de Desenvolvimento da Economia Rural) em Portugal, da capacidade dos Grupos de Ação Local (GAL) de mobilizar recursos, capitalizar conhecimento e construção de soluções para responder às necessidades específicas dos respetivos territórios de intervenção.
Neste documento, a Federação Minha Terra apresenta sete propostas de compromissos que as políticas públicas devem contemplar:
Para a apresentação destas recomendações, a Federação Minha Terra solicitou reuniões com representantes nacionais de todos os partidos com assento parlamentar, tendo reunido com quase todos.
Segue-se, nos próximos dias, um conjunto de iniciativas regionalizadas, desenvolvidas pelos Grupos de Ação Local, envolvendo a comunicação social e membros das listas concorrentes às eleições para debater estas recomendações, no sentido de um futuro melhor para os territórios rurais e para as pessoas que neles vivem e trabalham.
O documento está disponível em anexo.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]