Desafios e Rumos para o Desenvolvimento Rural

Nov. 2004

Mais de uma centena de técnicos, representantes de autarquias, instituições públicas e associativas e agentes económicos locais participaram no Seminário «Desafios e Rumos para o Desenvolvimento Rural», promovido pela ADREPES (Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal), no passado dia 4, na Herdade da Barroca d»Alva, em Alcochete.

Os seus participantes sublinharam a importância do Programa LEADER + como instrumento que permite à ADREPES intervir no espaço rural da Península de Setúbal de forma integradora e transversal, através da aprovação de projectos que valorizem as dimensões económica, social, ambiental e cultural de cada concelho, promovendo a identidade e a qualidade de vida das populações.

Na sessão de abertura do Seminário intervieram o Presidente da Direcção da ADREPES, António Pombinho, o Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, José Dias Inocêncio, e o Director Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste, Fernando Madureira, em representação do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação.

O Presidente da ADREPES reafirmou a opinião das Associações de Desenvolvimento Local de que deverá continuar a haver um Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural, baseado na transferência de meios e responsabilidades para os agentes locais, os quais já demonstraram ser possível uma alta eficácia na aplicação das verbas disponíveis e na sua transformação em investimento, criação de riqueza e de emprego.

O encontro permitiu a troca de experiências entre os promotores e os vários agentes envolvidos na promoção e divulgação do território rural da Península de Setúbal, através do debate em dois painéis temáticos - «O LEADER+, a ADREPES e o Plano de Desenvolvimento da Península de Setúbal» e «Exemplos de Projectos e Boas Práticas».

No primeiro painel, Rui Rafael, técnico do IDRHa, fez uma breve apresentação da evolução do programa LEADER e suas aplicações no território português. José Miguel Lupi Caetano, director da ADREPES, falou sobre a experiência desta associação como entidade gestora do Programa LEADER+ na Península de Setúbal, e a coordenadora da ADREPES, Manuela Sampaio, interveio sobre a execução do Plano de Desenvolvimento Local.

«Exemplos de Projectos e Boas Práticas» foram dados por promotores locais - ADREPES, Associação de Produtores Florestais de Setúbal (AFLOPS), Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal Costa Azul, Casa Agrícola Horácio Simões, Centro Social da Quinta do Anjo, Isilda Raimundo de Almeida e João Manuel Gomes Serra - que descreveram os seus projectos e as suas experiências no âmbito do Programa LEADER+.

Para mais informações:

ADREPES.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]