Desafios da agricultura familiar discutidos em Felgueiras

2022-03-10

Decorreu no passado dia 7 de março, mais uma reunião com agricultores no âmbito do projeto “Agricultura Familiar: Organização, Cooperação e Linhas Estratégicas”, organizada com o apoio da ADER-SOUSA e da Cooperativa Agrícola de Felgueiras. O objetivo foi conhecer as necessidades, expetativas, experiências e constrangimentos dos agricultores daquela região. 

A sessão iniciou com algumas palavras de boas-vindas por parte do diretor da Cooperativa Agrícola de Felgueiras, Rui Madeira Pinto, que destacou o interesse do projeto e a necessidade de definir medidas de política adequadas para a agricultura familiar. Seguiu-se a apresentação dos objetivos da reunião e do Estatuto da Agricultura Familiar, nomeadamente o enquadramento legislativo e normativo, os critérios de adesão, os requisitos, as vantagens e benefícios e os procedimentos para solicitação, tendo sido esclarecidas várias dúvidas. 

I13951-20220307X163412.JPG

Na reunião foram abordados o acesso à terra, o recurso ao crédito, os apoios financeiros públicos, as dificuldades com fatores e serviços, como o elevado preço do gasóleo e da eletricidade, o mercado e o escoamento da produção, a transferência de conhecimentos, a organização e a cooperação. Esta foi a terceira reunião de um conjunto de seis, que complementam a informação recolhida nas entrevistas por inquérito a agricultores de todas as regiões de Portugal Continental, realizadas em 2021. 

O projeto “Agricultura Familiar: Organização, Cooperação e Linhas Estratégicas”, aprovado no âmbito da Medida da Assistência Técnica à Rede Rural Nacional do PDR2020, é coordenado pela Federação Minha Terra e tem como entidades parceiras a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Universidade de Évora, contando com a colaboração do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a agricultura familiar e o seu contributo para o desenvolvimento dos territórios rurais e elaborar recomendações de adequação e densificação de medidas de política pública de desenvolvimento, em particular no âmbito do Estatuto da Agricultura Familiar.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]