Delegação da ATAHCA na Croácia

Uma delegação da ATAHCA deslocou-se entre 24 e 28 de Março à região da Istria na Croácia no âmbito de uma acção de troca de experiências entre Grupos de Acção Local (GAL) europeus promovida pela ELARD (Associação Europeia LEADER para o Desenvolvimento Rural).

O GAL anfitrião Istočna Istra (http://www.lag-istocnaistra.hr/) está sediado em Labin na zona Este da região da Istria, na Croácia.

 

I12200-IMGX8200.JPG

 

A visita permitiu a troca de informações e experiências entre as várias instituições envolvidas, bem como o estudo da possibilidade de desenvolvimento de futuros projectos de cooperação.

A ATAHCA aproveitou a visita para apresentar e promover o território do Cávado e o trabalho desenvolvido ao longo de 23 anos de implementação do LEADER, tendo esta experiência suscitado enorme interesse nos GAL desta reunião croata, em virtude desta abordagem ao desenvolvimento rural ser recente na Croácia, estando em implementação apenas desde 2013.

 

 I12200-IMGX8066.JPG

 

O programa para além de diversas reuniões com carácter técnico, incluiu visitas a projectos de valorização e promoção de produtos tradicionais (ex. azeite, vinhos, queijos, artesanato em cerâmica, e carne de raças autóctones), espaços museológicos e interpretativos e à Agência Regional de Desenvolvimento Rural da região da Istria.

Em breve uma delegação do GAL Istočna Istra irá visitar o território do Cávado, dando continuidade a este processo de contactos e troca de experiências entre zonas rurais.

 

 

Esta acção da ATAHCA inseriu-se também no seu Plano de Aquisição de Competências e Animação desenvolvido no âmbito do Eixo 3 do PRODER.

 


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]