Debate sobre a Reforma da PAC

Maio 2004

4 de Maio de 2004

Aula Magna da UTAD

A UTAD, através do seu Departamento de Economia, Sociologia e Gestão (DESG), e o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (IED) organizam o Debate sobre "A Agricultura Portuguesa face à Reforma de PAC de Junho de 2003: Riscos, Oportunidades e Desafios", que teve lugar na Aula Magna da UTAD no dia 4 de Maio às 15:00h, em que será orador o Prof. Doutor Francisco Avillez.

Esta iniciativa insere-se no Programa de Debate e Informação sobre o Futuro da Europa, que o IED está a realizar, com o objectivo de estimular o conhecimento e a troca de ideias sobre a construção europeia e os desafios que se colocam no futuro, assim como consciencializar os cidadãos para a necessidade de tomarem uma posição pró-activa nas questões europeias.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]