Cooperar em Português na EXPOBRASIL 2012

2012-04-19

Além da presença institucional do projeto de cooperação, está previsto um espaço de apresentação do Cooperar em Português no programa da 10ª Expo Brasil Desenvolvimento Local, de 25 a 27 de abril, em Brasília.

O stand institucional do projeto de cooperação transnacional Cooperar em Português será ponto de encontro e divulgação dos territórios, associações, projetos, iniciativas e conhecimentos.

Paralelamente, as diversas ADL que compõem a delegação - DUECEIRA, PINHAL MAIOR, ADRUSE, ADRIMINHO e ADL - participam na programação do evento com um espaço de apresentação do projeto, objetivos e associações parceiras no dia 27 de abril.

Os objetivos da deslocação da delegação do projeto de cooperação transnacional Cooperar em Português à 10ª Expo Brasil Desenvolvimento Local são:

- Representação da parceria, das associações e do projeto na expobrasil com stand institucional;

-Participação na programação do evento, com apresentação do projeto e troca de experiências entre Associações e entidades congéneres;

- Redefinição do projeto com os parceiros brasileiros sendo que necessário reunir para estabelecer novos pontos de convergência e objetivos precisos de trabalho com a GPS (entidade protocolada);

- Realização de reuniões com outras entidades no sentido de criar elos de ligação ao projeto;

- Contactos preparatórios visando a preparação de uma futura viagem ao estado da Bahia, mais vocacionada para a implementação dos Mercados Lusófonos (e para a qual não foi possível agora obter retornos atempados);

- Realização de reuniões para estruturação de toda a plataforma eletrónica em parceria com a GPS e RITS.

Criada com o objetivo de promover a mobilização e a troca de experiências entre atores que participam no processo de construção do DESENVOLVIMENTO LOCAL no país, a EXPOBRASIL - realizada anualmente desde 2002, em diferentes lugares - consolidou-se como o maior evento sobre desenvolvimento territorial e uma referência internacional no tema.

O evento inclui palestras, painéis temáticos, apresentação e debate de experiências concretas, oficinas, minicursos, um circuito interno de televisão (TV Expo), além de feiras e outros eventos paralelos. A cada edição acontecem, em média, mais de 50 sessões com cerca de 120 palestrantes e 2 mil participantes do Brasil e do exterior.

Saiba mais em http://www.expobrasil.org


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]