Constituição da parceria GRATER Mar

2016-08-23

No passado dia 19 de agosto decorreu a primeira reunião de Assembleia Geral de Parceiros do GAL Pesca GRATER Mar em torno da aprovação do primeiro esboço de macro estratégia para a zona de pesca e de aquicultura, constituída pelas ilhas Graciosa e Terceira.

Na sequência do aviso de concurso para a pré-qualificação de parcerias nos Açores com vista à submissão de Estratégias de Desenvolvimento Local, financiadas pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), a GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional, a Associação Terceirense de Armadores e a Associação de Pescadores Graciosenses estão a desenvolver uma candidatura de pré-qualificação de parceria a apresentar até 25 de agosto.

Entre as 30 entidades que conta a parceria GRATER Mar encontram-se três municípios e quatro juntas de freguesia, identificadas pelo Governo da Região Autónoma dos Açores como freguesias âncora, cinco associações e cooperativas do setor da pesca, a lota dos Açores, uma associação de comércio, uma associação de desenvolvimento local, nove empresas ligadas ao setor da pesca, cinco associações vocacionadas para as atividades do mar e uma associação ambientalista.

De acordo com a abordagem do Desenvolvimento de Base Comunitária (DLBC), a parceria GRATER Mar identificou um conjunto de desafios estratégicos para o desenvolvimento sustentado do território de intervenção que se prendem com a capacitação da iniciativa empresarial e das estruturas organizativas do setor, a qualificação escolar e profissional dos ativos, a diversificação das atividades em ambiente marítimo, o reforço da competitividade da pesca, a valorização do património natural e cultural e a maior integração das atividades da pesca.

I12796-GRATERXIMGX6427.JPG

Documentos Anexos:

Parceria GRATER Mar


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]