Conselho da UE quer mais oportunidades para os jovens das áreas rurais

2020-05-27

Num documento de conclusões, divulgado no dia 26 de maio, o Conselho da União Europeia e representantes dos Governos dos Estados-membros, reconheceram a necessidade de se garantir que os territórios rurais e mais remotos da União possuem condições para os jovens se fixarem, nomeadamente a nível da oferta de educação, emprego, serviços e lazer.

No documento é reconhecido o crescente envelhecimento das áreas rurais europeias e a urbanização é apontada como uma das principais causas, com a população, sobretudo mais jovem, a procurar nas cidades oportunidades que os territórios rurais muitas vezes não possuem ou que possuem de forma deficitária. Assim, é salientada a necessidade de se melhorar a disponibilidade e acessibilidade nas áreas rurais de bens e serviços, empregos de qualidade, educação e formação, infraestruturas físicas e digitais, transportes públicos e espaços e atividades de lazer.

É também salientado o papel fundamental do empreendedorismo, incluindo o empreendedorismo social, sendo também mencionado o emprego na agricultura e noutras atividades características dos territórios rurais, que devem ser preservados e tornados mais atrativos, assim como a importância do envolvimento dos jovens na vida da comunidade e da sua participação cidadã.

Por fim, é ainda pedido aos jovens que contribuam para a divulgação das oportunidades das áreas rurais, para o combate a estereótipos e para a promoção de uma imagem positiva dos territórios e das populações rurais.

Consulte o documento aqui. (para já apenas disponível em Inglês)


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]