Conselho da UE quer mais oportunidades para os jovens das áreas rurais

2020-05-27

Num documento de conclusões, divulgado no dia 26 de maio, o Conselho da União Europeia e representantes dos Governos dos Estados-membros, reconheceram a necessidade de se garantir que os territórios rurais e mais remotos da União possuem condições para os jovens se fixarem, nomeadamente a nível da oferta de educação, emprego, serviços e lazer.

No documento é reconhecido o crescente envelhecimento das áreas rurais europeias e a urbanização é apontada como uma das principais causas, com a população, sobretudo mais jovem, a procurar nas cidades oportunidades que os territórios rurais muitas vezes não possuem ou que possuem de forma deficitária. Assim, é salientada a necessidade de se melhorar a disponibilidade e acessibilidade nas áreas rurais de bens e serviços, empregos de qualidade, educação e formação, infraestruturas físicas e digitais, transportes públicos e espaços e atividades de lazer.

É também salientado o papel fundamental do empreendedorismo, incluindo o empreendedorismo social, sendo também mencionado o emprego na agricultura e noutras atividades características dos territórios rurais, que devem ser preservados e tornados mais atrativos, assim como a importância do envolvimento dos jovens na vida da comunidade e da sua participação cidadã.

Por fim, é ainda pedido aos jovens que contribuam para a divulgação das oportunidades das áreas rurais, para o combate a estereótipos e para a promoção de uma imagem positiva dos territórios e das populações rurais.

Consulte o documento aqui. (para já apenas disponível em Inglês)






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]