Congresso Nacional «O vinho e o mundo rural»

2012-05-21

2012

A sessão pública de apresentação do congresso, organizado pela AMPV, a realizar em junho de 2013, em Santarém, decorreu a 22 de maio, na Mata do Bussaco.

O congresso, de impacto nacional sobre a temática do mundo rural e o desenvolvimento sustentável dos territórios, tendo como vetor de desenvolvimento o vinho e toda a economia associada a este setor, é organizado pela AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Do Conselho Executivo do Congresso fazem parte as seguintes entidades: Federação MINHA TERRA; CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal; FENADEGAS - Federação Nacional de Adegas Portuguesas; Fundação da Mata do Bussaco; IVV - Instituo da Vinha e do Vinho; ANDOVI - Associação Nacional Denominações de Origem Vitivinícolas; e CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.

Este grupo definiu cinco temas de discussão para os 10 fóruns regionais (espaços de debate e opinião) que vão ser desenvolvidos em todas as regiões do país (incluindo ilhas), já a partir de este ano para que o congresso tenha o maior alcance possível, e que vão envolver cerca de 90 entidades.

Temas:

- Novos Desafios do Mundo Rural;

- Ensino e a Inovação;

- Vinho e Economia Sustentável Vinho;

- Gastronomia e Turismo Vinho e Comunicação;

- Vinho, Autarquias e Agentes Locais.

As conclusões dos 10 fóruns regionais serão apresentadas no Congresso que vai realizar-se dia 11 de junho de 2013, durante a 50ª Feira da Agricultura no CNEMA.

Mais informação disponível no site da AMPV, aqui.

Artigo relacionado

«O vinho e a economia sustentável»


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]