Conferência Transnacional Final do projecto Nova Agricultura - Novo Desenvolvimento Rural

Maio 2007

Évora, Universidade de Évora (antigo Colégio do Espírito Santo)

24 e 25 de Maio de 2007, 9h00

Esta Conferência é organizada pelo MONTE - Desenvolvimento Alentejo Central, ACE, no âmbito da parceria transnacional TELNET, do projecto Nova Agricultura Novo Desenvolvimento Rural, co-financiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL.

Estando o projecto Nova Agricultura Novo Desenvolvimento Rural a chegar à sua fase de conclusão e bem assim a parceria transnacional TELNET, os parceiros transnacionais consideraram pertinente apresentar os resultados atingidos pelo projecto transnacional e as perspectivas futuras de trabalho. Esta Conferência dirige-se às entidades parceiras dos diversos projectos que integram a parceria transnacional TELNET e a todas as organizações e agentes que colaboram e têm interesse nas temáticas trabalhadas pelos diferentes projectos com vista à promoção de emprego e de espírito empreendedor junto dos jovens.

Programa

Convite e ficha de inscrição

Informações e incrição

Inácia Lopes Rebocho

Monte - Desenvolvimento Alentejo Central, ACE

Rua Joaquim Basílio Lopes, 1

7040-066 ARRAIOLOS

Tel: + 351 266 490 090 351

Fax: + 351 266 419 276 351

E-mail: inacia.lrebocho@monte-ace.pt

Web: www.nova-agricultura.org


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]