Conferência EUROPARC 2017 nas Montanhas Mágicas

2017-06-30

Pela primeira vez, Portugal vai ser palco de uma conferência EUROPARC. De 6 a 10 de setembro, o território Montanhas Mágicas vai acolher mais de três centenas de pessoas.

I13011-IMAGEM1.JPG

O maior encontro de profissionais das áreas protegidas vai decorrer num cenário geográfico ambiental e culturalmente distinto, o território Montanhas Mágicas. Com uma área de 1.689 km2, entre os rios Douro e Vouga, abrange os extensos maciços da Gralheira e do Montemuro e envolve os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra. 

Sob o tema “Novas Vozes, Novas Visões, Novos Valores para as Pessoas e Natureza na Europa”, o debate vai centrar-se no papel das áreas protegidas como territórios modelo para promover um desenvolvimento socialmente mais inclusivo, ambientalmente saudável e economicamente viável para todos. O tema não podia ser mais oportuno ou não fosse este o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, proclamado pela Organização das Nações Unidas.

Dentro da mesma linha de trabalho e reflexão, a Conferência EUROPARC 2017 também vai ser uma oportunidade para discutir um novo paradigma para as áreas protegidas e para descobrir quem são os novos atores empenhados na gestão dessas áreas. Sendo a conservação da Natureza e do Património Cultural uma preocupação que afeta e diz respeito a todos, encontram-se aqui reunidas todas as condições para procurar novas abordagens e tentar ir mais longe na definição do futuro dos parques na Europa.

A Conferência EUROPARC é um evento europeu com um enfoque internacional, que reúne vários especialistas em torno de questões temáticas relacionadas com a conservação da natureza e do património cultural, bem como a gestão sustentável de todas as atividades dentro de áreas protegidas e classificadas.

A ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira é membro da Federação EUROPARC desde 2011. Em janeiro de 2013, em representação do território Montanhas Mágicas, apresentou candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável em áreas protegidas e classificadas e, em novembro do mesmo ano, o território foi reconhecido como destino turístico sustentável ao abrigo daquele diploma de âmbito europeu. Em outubro de 2016 foi anunciada, na Suíça, a organização da Conferência Anual da Federação EUROPARC, em 2017, nas Montanhas Mágicas®.

Mais informações e/ou inscrição em europarc2017.montanhasmagicas.pt.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]