Conferência eletrónica da FAO sobre pequena agricultura

2016-10-21

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) encontra-se a organizar uma conferência eletrónica a decorrer desde 10 até 23 de outubro, intitulada “Explorar o contributo da pequena agricultura para alcançar a segurança alimentar e uma melhor nutrição”.

Com esta conferência electrónica, a Unidade de Investigação e de Extensão Rural da FAO quer contribuir para o projeto de investigação financiado pelo Programa-quadro de investigação e inovação da UE Horizon 2020, “Pequena agricultura, pequenos empresas agro-alimentares e Segurança alimentar sustentável” (SALSA). A FAO colabora neste projeto, que se iniciou em abril 2016, e que nos próximos quatro anos vai envolver um consórcio de 17 entidades de nove países europeus – Espanha, Grécia, Itália, Letónia, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido e Roménia – e quatro africanos – Cabo Verde, Gana, Quénia e Tunísia. O SALSA visa alcançar um melhor entendimento do contributo atual e potencial das pequenas explorações agrícolas e das pequenas empresas agro-alimentares para uma segurança alimentar e nutricional sustentável. De referir que este é o primeiro projeto aprovado no âmbito do "Desafio Societal 2" do Horizon 2020, coordenado por uma equipa portuguesa, a Equipa de investigação da Universidade de Évora/Instituto Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM).

Participantes do mundo inteiro vão poder partilhar e discutir experiências, ensinamentos adquiridos e perspetivas sobre o contributo dos pequenos agricultores para a segurança alimentar e nutrição através da conferência eletrónica. As discussões vão abordar, entre outras questões, a caracterização das pequenas explorações agrícolas; o contributo atual (e futuro) das pequenas explorações para as várias dimensões da segurança alimentar; e as melhores abordagens para uso dos investigadores na avaliação do contributo das pequenas explorações para a segurança alimentar.

A FAO disponibiliza um documento de enquadramento desta conferência, com alguma informação sobre a segurança alimentar e nutrição e as pequenas explorações agrícolas. Além disso, também descreve as questões que os participantes deverão abordar na conferência.

Como participar

A conferência é aberta a todos, livre e será moderada. A inscrição requer o envio de um correio eletrónico para listserv@listserv.fao.org, com o assunto em branco e a transcrição da seguinte linha no corpo do texto: subscribe small-farms-L Nome Próprio Apelido. Por exemplo, se o nome do participante for João Ferreira, fica: subscribe small-farms-L João Ferreira


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]