Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Conferência “Do Prado ao Prato” discutiu o futuro da alimentação na União Europeia

2020-10-19

A Federação Minha Terra participou na conferência “Do Prado ao Prato”, promovida pela Comissão Europeia nos dias 15 e 16 de outubro. O evento, que assinalou o Dia Mundial da Alimentação, discutiu a construção de sistemas alimentares sustentáveis no âmbito da futura Política Agrícola Comum e da estratégia “Do Prado ao Prato” do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal).

A conferência discutiu a necessidade de melhorar os processos de produção, transformação e comercialização dos alimentos, assim como os hábitos alimentares dos consumidores e a gestão dos desperdícios. Foram abordados os objetivos prioritários, as formas como deve ser feita a transição, as medidas que deve abranger, quem devem ser os principais atores e os resultados e impactos esperados.

As questões foram abordadas sob várias óticas dado que o evento contou com a participação de empresários e stakeholders dos setores da agricultura e da pecuária, decisores políticos, representantes de ONG e outras instituições, especialistas e académicos.

Destaca-se também, no âmbito da conferência, a apresentação dos primeiros resultados de um inquérito promovido pela Comissão Europeia em agosto e setembro em todos os países da União, sobre as expetativas dos cidadãos relativamente ao futuro da alimentação, que recolheu mais de 27 mil respostas. O estudo, cujo relatório deverá ser publicado no próximo mês, mostra que os consumidores associam a alimentação sustentável mais à qualidade, segurança e efeitos dos alimentos na saúde do que aos impactos da produção, distribuição e consumo no ambiente e no clima.

É possível ver ou rever a conferência aqui (dia 15) e aqui (dia 16). A Comissão Europeia pretende que esta conferência se repita anualmente.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Conferência “Oportunidades e Tendências para o Turismo na Região Dão, Lafões e Alto Paiva, em 2021”

2020-12-04, Transmissão via Zoom

Conferência final do projeto SMARTA – “A mobilidade rural importa”

2020-12-10 a 2020-12-11, Conferência online

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4