Conferência de encerramento do projeto SALSA

2020-07-10

Decorreu a 25 de junho uma conferência online que assinalou o encerramento do projeto SALSA, com a apresentação dos resultados alcançados e uma discussão sobre questões cruciais para o futuro das pequenas explorações e negócios agroalimentares.

O fim do projeto de pesquisa SALSA, financiado pela União Europeia através do programa Horizon 2020 e que tinha como objetivo fornecer uma melhor compreensão da relevância das pequenas explorações e as pequenas empresas de alimentos para atender ao desafio da segurança alimentar e nutricional sustentável foi assinalado com uma conferência online.

Como previsto, a conferência esteve dividida em duas sessões. A primeira serviu para apresentação do projeto, dos objetivos, das metodologias e dos principais resultados, que incluem a identificação e classificação por satélite dos territórios ocupados por pequenas explorações nas regiões selecionadas, a caracterização das explorações agrícolas, das colheitas, dos pequenos negócios agroalimentares e dos produtores e ainda a elaboração de propostas e recomendações de políticas adaptadas às realidades identificadas e às particularidades regionais.

Já a segunda sessão contou com apresentações sobre os desafios que se espera que se venham a colocar às pequenas explorações e pequenos negócios agroalimentares, motivados pela COVID-19, mas também pelas alterações climáticas, o envelhecimento dos produtores, as barreiras ao investimento ou as restrições legislativas e normativas e que abordou ainda questões como a igualdade de género na atividade agrícola, o acesso à terra, as relações produtor-comerciante-consumidor, as oportunidades da inovação, o papel da investigação académica e científica e a entrada dos produtores no mercado.

Saiba mais sobre o projeto SALSA aqui.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]