Concurso “1 Minuto com Viseu Rural”

2017-08-18

Um Minuto com Viseu Rural é um concurso audiovisual dirigido a jovens entre os 13 e os 19 anos, nascidos, residentes ou com raízes nas localidades rurais do município de Viseu, coordenado pela associação cultural Binaural Nodar e por este município, com candidaturas abertas entre 15 de agosto e 31 de outubro.

I13041-IMAGEM1.JPG

Os jovens são chamados a rodar e a submeter a concurso um ou mais vídeos de exatamente um minuto, gravados nas localidades rurais de Viseu e focados num local, numa paisagem, numa manifestação etnográfica, numa entrevista, num poema lido na paisagem, num conto, numa narração etc.

Os resultados vão ser comunicados até 15 de novembro. A concurso vão estar dez prémios em material audiovisual num valor que varia entre os 600 e os 100 euros. Numa segunda fase, a Binaural Nodar vai montar, até 15 de dezembro, os vinte melhores vídeos num filme final que vai ser o resultado de múltiplas visões e sensibilidades de jovens do município de Viseu. A exibição deste mosaico audiovisual rural está prevista para o final do ano, com direito a divulgação nacional e internacional.

O “1 Minuto com Viseu Rural” é uma das atividades do Viseu Rural 2.0, projeto integrado de documentação patrimonial, de criação artística sonora e media e de difusão cultural, desenvolvido pela Associação Binaural Nodas nas freguesias rurais do concelho de Viseu desde 2015. Nesse âmbito, este concurso audiovisual jovem quer criar junto dos jovens uma maior ligação ao território, desmistificando, ao mesmo tempo, uma dicotomia ilusória e aparentemente intransponível entre modernidade e tradição.

Para mais informações, consultar em http://www.viseururalmedia.org/concurso


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]