Comissão Europeia lança Observatório Rural

2023-02-20

A Comissão Europeia lançou recentemente a ferramenta “Observatório Rural”. O objetivo desta plataforma é apoiar a produção de conhecimentos, melhorar a recolha e a divulgação de dados relacionados com as zonas rurais da União Europeia e facilitar a elaboração e a avaliação dos impactos das políticas de desenvolvimento rural.

O “Observatório Rural” oferece um conjunto de dados estatísticos, recolhidos pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, o ESPON, o Eurostat e no âmbito de alguns projetos apoiados pelo programa HORIZO, que permitem a análise a vários níveis geográficos, que no caso português vão até ao nível da freguesia, abrangendo as dimensões económica, social e ambiental.

A ferramenta divide-se em três secções – “Rural focus”, “My place” e “Tendencies”.

A secção “Rural focus” compara, ao nível de cada país, as áreas rurais com as urbanas e mediamente urbanas, usando indicadores sobre Demografia e Migração, Desenvolvimento Económico, Mercado de trabalho, Turismo, Educação, Infraestruturas e Acessibilidade, Inclusão social, Meio Ambiente e Clima e Saúde.

A secção “My place” permite conhecer informação estatística sobre diferentes níveis geográficos, designadamente regiões, sub-regiões e municípios/freguesias. A informação disponível nesta secção é a seguinte: a população, sua densidade e sua evolução ao longo do tempo, a repartição do uso da terra, o PIB, a velocidade de banda larga, o número de quartos disponíveis para turismo e as distâncias médias a escolas, unidades de saúde, estações ferroviárias e cinemas.

Já na secção “Tendencies” são utilizados os mesmos indicadores da secção “Rural focus”, para conhecer a sua evolução ao longo das últimas décadas. No caso de alguns países são ainda apresentadas projeções futuras.

O “Observatório Rural” está disponível no seguinte link: https://observatory.rural-vision.europa.eu/


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]