2010-10-10
25 de Outubro de 2010
A ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra assinalou no dia 25 de Outubro, os dezasseis anos de actividade na sua sede, em Góis com a entrega de certificados a adultos que completaram o 3º Ciclo do Ensino Básico (9.º ano), a assinatura de Contratos Emprego-Inserção e o anúncio de que vai assumir-se como Entidade parceira de um Pacto Territorial para o Emprego a implementar no Concelho de Góis, num projecto liderado pelo Município.
Ao longo dos seus 16 anos de vida, a ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra tem desenvolvido a sua actividade assente na promoção de iniciativas conducentes à melhoria da qualidade de vida das populações da Beira Serra. Neste sentido, tem sido conferida uma maior atenção aos mais desfavorecidos, através da criação de condições que lhes permitam aceder a empregos mais qualificados e estáveis, num processo em que a formação profissional associada ao aumento das qualificações escolares e a implementação das medidas de estímulo ao emprego e ao empreendedorismo, se têm constituído como instrumentos de apoio fundamentais para se atingirem os objectivos propostos e alcançar uma maior coesão social do Território.
Foram 13 os formandos que receberam os certificados e diplomas relativos à acção de formação EFA B2+B3 - Horticultura e Fruticultura Biológica, que se encontravam em situação de desemprego e possuíam habilitações escolares equivalentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A assinatura dos Contratos Emprego-Inserção surgiu na sequência da aprovação por parte do Instituto de Emprego e Formação Profissional de duas candidaturas para o efeito, dirigidas a 15 desempregados subsidiados e a beneficiários do Rendimento Social de Inserção. Estes terão oportunidade de desenvolver diversas actividades interesse colectivo, num projecto Góis e Santa Casa da Misericórdia de Góis. Será também implementado um estágio profissional no âmbito da medida Inov-Social, que permitirá a uma jovem do concelho de Góis colocar em prática as competências adquiridas no seu percurso académico.
Referindo que a "ADIBER demonstra uma atitude pró-activa que tem por missão ajudar a minimizar os problemas das famílias, decorrentes da crise económica e financeira que afecta o nosso país", o Secretário da Direcção, Miguel Ventura, adiantou que "a concretização destes e outros, projectos representa o contributo da ADIBER para os desígnios associados ao Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, que decorre em 2010", afirmando que vai continuar a reforçar parcerias e a criar outras que se revelem necessárias e oportunas, "Somos optimistas e por isso acreditamos num futuro melhor para a nossa sociedade".
Esta Cerimónia contou com a presença do Delegado Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Nunes da Silva e do Adjunto do Governador Civil de Coimbra, António Sérgio que enalteceram a dinâmica imprimida pela ADIBER e a importância dos Projectos que lidera para o desenvolvimento local e para a resolução dos problemas das pessoas.
Em nome do Município de Góis, a sua Presidente, Maria de Lurdes Castanheira felicitou a Associação e todos os elementos que aqui trabalham e trabalharam pela demonstração de que, em parceria, é possível contribuir para o engrandecimento do Concelho e para a afirmação das sua potencialidades. Não esquecendo o facto de ser sócia fundadora da ADIBER e ter sido sua Dirigente durante 15 anos, Lurdes Castanheira destacou o saldo extremamente positivo da actividade da Associação, que é uma referência e um exemplo na promoção do desenvolvimento local, considerando que «chegou a hora de lhe ser prestado o devido reconhecimento publico» pelo que anunciou que vai propor ao Executivo Municipal de Góis a atribuição da Medalha de Mérito do Concelho à ADIBER.
Nesta iniciativa foi ainda relembrado e salientado o contributo de José Cabeças, Presdiente da Direcção da ADIBER para a sua criação e desenvolvimento, o qual nas palavras de Miguel Ventura «continua e continuará sempre a constituir a principal referência para a nossa acção, já que nunca esqueceremos os seus ensinamentos, a sua perseverança e espírito combativo na defesa intransigente desta Região e a sua visão criativa e inovadora no encontro das melhores soluções para os problemas locais, apostando e acreditando incessantemente no valor associado aos recursos endógenos oferecidos por este Território, com relevo para o seu potencial humano. As pessoas estiveram sempre no topo das suas prioridades e preocupações.
Artigo da responsabilidade da ADIBER
Contactos
ADIBER: Bairro de S. Paulo, S/N, 3330-304 GÓIS
Tel. 235772538; E-mail: adiber@oninet.pt
Site: www.adiber.web.pt
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]