2024-02-16
O projeto "CÁVADO...COM SABOR" promoveu em Esposende, no passado dia 14 de fevereiro uma acção de sensibilização sobre o “Combate ao desperdício alimentar nas cantinas e refeitórios escolares”, integrada no Plano Municipal de Sensibilização/Formação para Alimentação Saudável, Segura e Sustentável, do Município de Esposende.
A iniciativa realizou-se no Centro de Informação Turística e contou com a participação de mais de meia centena de colaboradores de cozinhas e refeitórios escolares, assistentes operacionais do Município e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), sob a orientação da nutricionista Marta Pinheiro.
O projeto coordenado pela ATAHCA, é desenvolvido em parceria com a CIM CÁVADO, a DRAP NORTE e o INIAV, com o apoio do PDR 2020 através da Medida 20.2.4 Assistência técnica RRN - Área 4 (Observação da agricultura e dos territórios rurais).
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]