Cidadania & Território: Desenvolvimento Local Sustentado

2014-09-18

A associação Rota do Guadiana, parceira do projeto “Cidadania & Território: Desenvolvimento Local Sustentado”, acolhe o focus-group “Para Comunidades Mais Participativas”, que irá decorrer em Serpa, dia 30 de setembro. Confirmação de presença até 24 de setembro.

A decorrer no Centro @prender +, da Rota do Guadiana – Associação de Desenvolvimento Integrado, R. Dr. Luís de Almeida e Albuquerque, s/n, entre as 9h30 e as 12h30, o focus group irá centrar-se na: Identificação da(s) prática(s) significativa(s) com maior potencial de incorporação no território de intervenção da Rota do Guadiana, e Identificação das entidades a envolver na replicação da(s) prática(s) significativa(s) identificada(s).

No contexto deste focus group, os agentes locais (ONG, entidades públicas, sector empresarial, etc.) irão sinalizar a(s) prática(s) mais ajustada(s) às problemáticas identificadas no nosso território e que revele(m) um maior potencial de replicação, que darão origem a workshops de carácter formativo, tendo em vista a sua incorporação neste território, com a participação da(s) respetiva(s) entidade(s) promotora(s).

Pretende-se com este processo dar uma maior visibilidade e reconhecimento ao vasto património de experiências existente em Portugal e promover a sua disseminação.

Para quaisquer esclarecimentos e confirmação de presença, contactar a Rota do Guadiana (Filomena Machado/Ana Malagueta), Tel. 284 540 500 ou 93 909 88 01.

O projeto “Cidadania & Território: Desenvolvimento Local Sustentado” resulta de uma parceria entre a RUMO (entidade promotora), a ROTA DO GUADIANA (Serpa), a TERRAS DENTRO (Alcáçovas) e a ACERT (Tondela). Enquadra-se no Programa Cidadania Ativa, um instrumento de apoio às ONG, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A parceria encontra-se a desenvolver um processo de identificação de práticas significativas associadas às seguintes áreas: criação de mecanismos para aumentar a influência das ONG nos processos de decisão politica, ao nível nacional, regional e local; Instrumentos e medidas tendentes a encorajar a participação da sociedade civil nos processos de tomada de decisão; desenvolvimento de iniciativas que contribuam para o diálogo e a cooperação entre ONG e autoridades públicas, no quadro dos processos de execução de políticas públicas; iniciativas que reforcem a tomada de consciência das ONG e da sociedade civil para a necessidade de acompanhamento e supervisão das políticas públicas; circuitos curtos (Produtor-Consumidor); metodologias participativas; moedas sociais e economia local.

O objetivo é cruzar estas áreas temáticas com as dimensões da sustentabilidade (económica, ambiental, cultural e social), igualdade de género e princípios de boa governação e transparência.

Através do site do projeto, em http://comunidadesparticipativas.org/, poderá conhecer o universo das práticas significativas já identificadas, bem como colaborar na identificação de outras práticas, preenchendo um inquérito online. 

I12005-HOME-LOGO-LARGE2.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]