CESE promove sessão sobre a construção da política europeia de alimentação sustentável

2023-04-11

No próximo dia 14 de abril, a partir das 08:15 (hora de Lisboa), o Comité Económico e Social Europeu (CESE) vai organizar uma sessão pública online no contexto da sua iniciativa "Towards a European Food Policy Council as a new governance model in the future EU Framework on Sustainable Food Systems".

No evento serão discutidas a atual crise do sistema alimentar, a necessidade de uma mudança de comportamentos de produtores, distribuidores, consumidores e decisores políticos, a necessidade de definição de modelos de governança mais eficazes e legítimos (a nível local, nacional e europeu) e outras questões que contribuam para a definição de um sistema alimentar sustentável na União Europeia, como previsto na Estratégia “Do Prado ao Prato”.

Conheça o programa aqui

Aceda ao livestream aqui (em inglês, com tradução para francês e espanhol)


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]