2026-08-28
Tavira volta a celebrar a cultura, os sabores e as tradições mediterrânicas entre os dias 3 e 6 de setembro, com a realização da XII Feira da Dieta Mediterrânica – Encontro de Culturas, Tradições e Gerações. O evento é coordenado pelo Município de Tavira e pretende destacar a importância da Dieta Mediterrânica, reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Ao longo de quatro dias, a cidade algarvia será palco de diversas iniciativas dedicadas à alimentação, à cultura e às tradições associadas ao modo de vida mediterrânico.
O CCDM - Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica participará na feira com um stand próprio, destinado à divulgação do trabalho desenvolvido pela sua rede e à promoção de momentos de encontro e partilha com os visitantes.
No dia 4 de setembro, a partir das 18h00, o stand do CCDM recebe a iniciativa “Leguminosas no contexto da Dieta Mediterrânica”, assegurada pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. A sessão pretende dar a conhecer a importância das leguminosas enquanto componente da alimentação mediterrânica.
Nos dias 5 e 6 de setembro, o azeite será o protagonista, com a realização de várias sessões de “Prova de Azeites”, asseguradas pela Casa do Azeite.
As provas estão programadas para quatro horários em cada um dos dois dias: 14h00, 16h00, 18h00 e 21h00.
A participação do CCDM pretende contribuir para a valorização e divulgação dos princípios da Dieta Mediterrânica, através de atividades que aproximam os visitantes dos produtos, conhecimentos e tradições que fazem parte deste património cultural.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
Agenda |
| Encontro “Desenvolvimento Local em Tempos de Transição: Comunidades, Impacto e Democracia Económica” |
2026-09-17, Auditório do IEFP, em Xabregas (Lisboa) |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]