Candidaturas abertas para pequenos investimentos nas explorações do Vale do Ave

2025-09-19

A SOL DO AVE tem aberto o período de candidaturas no âmbito da Intervenção D.1.1.1.1 – pequenos investimentos na exploração agrícola, no âmbito do PEPAC – Continente, entre as 17:00 do dia 17 de setembro e as 17:00 do dia 17 de novembro de 2025. 

O aviso disponibiliza mais de 759 mil euros para projetos no Vale do Ave - Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

O presente aviso e demais informação relevante, nomeadamente legislação, formulário, OTE estão disponíveis no portal da Agricultura, em https://agricultura.gov.pt/ e portal do PEPAC no continente, em www.pepacc.pt, bem como em bem como em www.soldoave.pt, podendo ainda ser obtidos esclarecimentos junto do GAL  Sol do Ave através do endereço desenvolvimentorural@soldoave.pt ou pelo telefone 253512333, ou nas instalações da Sol do Ave, na Rua Manuel Saraiva Brandão, 89 – 4810-242 Guimarães.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]