2015-12-01
Com o objetivo de criarem um projeto pioneiro de incubação de empreendedorismo social de base local, estimulando a economia da região e criando postos de trabalho, uma comitiva do Banco Europeu de Investimento, encontra-se desde o dia 30 de Novembro, a visitar o território da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIMTS).
Acompanhados por responsáveis institucionais da Região Norte e da CIMTS, a delegação do Banco Europeu de Investimento, irá conhecer projetos exemplares de empreendedorismo social apoiados pela ADER-SOUSA, no quadro das suas Estratégias de Desenvolvimento Local, financiados pela Abordagem LEADER, e mais recentemente pelo SP3 do ProDeR.
Dois destes projetos são o “Paladares Paroquiais”, iniciativa da criação de uma microempresa por três paróquias, destinada ao fabrico de queijo, doces e compotas e o “PROVE”, projeto de cooperação para a comercialização direta de cabazes de produtos da terra.
A Aldeia de Quintandona, Aldeia de Portugal, cujo trabalho que tem vindo a ser levado a cabo pela Ader-Sousa, no apoio à sua preservação e requalificação foi o palco escolhido para o encerramento do roteiro selecionado.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]