2025-05-22
Decorreu no dia 21 de maio, na D’Autor Village, em Baião, o segundo workshop sobre a potencialidade da gamificação no turismo rural promovido no âmbito do projeto “GAIME - Gamification of Agrotourism Industry to Maximize Efficiency”. A Federação Minha Terra, representada pela sua associada Dolmen, participou na iniciativa com uma apresentação subordinada ao tema "A importância do turismo para o território rural".
Na apresentação foi abordada a evolução do setor do turismo no nosso país, com especial enfoque nas áreas rurais. Foram, nomeadamente, discutidas as potencialidades, desafios e os apoios existentes para o desenvolvimento do turismo rural, com destaque para o papel pioneiro dos Grupos de Ação Local, que se mantém até hoje.
A iniciativa incluiu ainda a apresentação da plataforma desenvolvida no quadro do projeto orientada para os operadores de turismo rural e para as explorações agrícolas que queiram disponibilizar os seus produtos e proporcionar experiências rurais a potenciais visitantes.
Estão ainda previstos mais dois workshops similares, a 4 e 18 de junho, respetivamente na Guarda e Mogadouro.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]