Auto dos Reis Magos

2015-01-07

Representado pela população da aldeia de Figueira, em Penafiel, o evento é promovido pela associação ADER-SOUSA no próximo fim-de-semana, 10 e 11 de janeiro, no âmbito do projeto Há Festa na Aldeia 2015.

Mais de meia centena dos 350 habitantes da pequena aldeia de Penafiel está envolvida nesta encenação popular centenária, que evoca o nascimento do Menino Jesus, pela primeira vez numa versão noturna.

A representação com início às 19h30 é antecedida por um cortejo, que irá animar as ruas da aldeia, a partir das 15h.

No domingo, o evento recomeça às 11 horas com a apresentação do projeto “ADER-SOUSA e a Aldeia da Figueira, objetivos e ações”, seguida de uma visita à feira de produtos locais, que serve de pano de fundo, e à Casa da Memória, onde está patente uma exposição e será projetado um filme, num trabalho de recolha e recuperação da memória aquela aldeia penafidelense.

Às 14h30, o Auto dos Reis Magos voltará a ser representado.

A semelhança das outras aldeias integrantes do Há Festa na Aldeia, nos últimos meses realizou-se a oficina “Cá se fazem cá se compram”, cujo objetivo passa pela dinamização do comércio local, nomeadamente, a produção e comercialização de produtos locais, desde a gastronomia ao artesanato em que existiu uma preocupação na qualificação da sua apresentação e embalagem.

O evento, promovido pela ADER-SOUSA - Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, em colaboração com a Junta de Freguesia de Figueira-Lagares e da Câmara de Penafiel, integra-se no projeto Há Festa Na Aldeia (HFA), que tem como objetivo recuperar uma tradição única da população de Figueira, preservar a memória coletiva e dinamizar ações que despertem nos moradores a paixão pela aldeia onde vivem, assumindo-se, ainda, como uma âncora do desenvolvimento local.

Saiba mais no site da ADER-SOUSA, aqui.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]