Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ATAHCA

Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave

Morada: Rua Condestável D. Nuno Álvares Pereira, 356/380 4730-063 Barbudo - Vila Verde

Tel.: +351 253 321 130

E-mail: altocavado@mail.telepac.pt

Site: www.atahca.pt

 

Território: Terras Altas do Homem, Cávado e Ave

Área: 806,22 Km2

Habitantes: 114.569 hab.

Densidade populacional: 142 hab./Km2

I10371-ATAHCAT.JPG 

Terras Altas do Homem, Cávado e Ave

Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde na sua totalidade e mais 11 freguesias do concelho de Barcelos e oito do de Braga constituem o território de intervenção do GAL ATAHCA. Atravessado pelos rios Ave, Cávado e Homem, o Alto Cávado é um território marcado pela água. Mas também pela orografia inconstante, com zonas de várzea (propícias à prática agrícola), meia-encosta e montanha. É nesta zona de montanha que se encontra o Parque Nacional da Peneda Gerês, criado e classificado em 1971, pela União Internacional para a Conservação da natureza. Ocupando 20 por cento da região Alto Cávado, é uma das imagens de marca do território, elemento fundamental do património natural e ambiental local.

Em termos económicos, a agricultura tem vindo a perder importância na região nas últimas décadas. Contudo, dadas as excelentes condições para a produção, assiste-se hoje a um novo interesse pela atividade agrícola, sobretudo pelos jovens, que vêm apostando nalguns projetos inovadores, como a produção de pequenos frutos, demonstrando a capacidade e potencialidade da agricultura no Alto Cávado.

No Alto Cávado abunda também o património cultural, histórico e arquitetónico, salientando-se a presença de inúmeros mosteiros, conventos, igrejas, aquedutos, pontes e pelourinhos. O território dispõe ainda de duas importantes estâncias termais em Terras de Bouro e Caldelas (Amares) e de um conjunto de praias fluviais espalhadas pelos quatro concelhos. No artesanato, referência obrigatória para os famosos e inigualáveis Lenços dos Namorados. A gastronomia do Alto Cávado distingue-se ao nível da doçaria, com especial destaque para os doces de romaria, as rabanadas e o não menos famoso pudim Abade de Priscos.

Outros Artigos em Associados:

ADICES

ACAPORAMA

ADRAMA

PINHAL MAIOR

DUECEIRA

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Monte promove workshop sobre início de atividade profissional

2021-04-20, Evento online

ADDLAP promove webinário "Os Desafios do Desenvolvimento Local de Base Comunitária"

2021-04-21, Evento online

GRATER Mar e Câmara do Comércio de Angra organizam iniciativa "Mar à Vista"

2021-04-22 a 2021-05-02,

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4