2020-05-27
A ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave tem abertas inscrições até 15 de junho para apoiar 13 empresas no âmbito do projeto Formação Ação PME 2.º Ciclo. Esta oportunidade surge numa altura em que é determinante repensar o futuro das empresas e os seus desafios pós-COVID.
O projeto Formação-Ação PME 2º Ciclo, tem uma metodologia prática, orientada para resultados objetivamente verificáveis, e não tem custos para a empresa.
O projeto destina-se a micro e pequenas empresas, com um mínimo de três colaboradores, dos sectores do turismo, serviços, comércio, indústria e construção, que não tenham participado em anteriores edições de formação-ação.
As empresas que pretendem inscrever-se ou obter mais informações sobre este projeto de Formação Ação devem enviar um email para formacaopme@atahca.pt e contactar através Tel. 253 321130/ Telem. 911 193 354.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]