ATAHCA promoveu workshops destinados a pequenas e médias empresas

2020-01-23

A ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave promoveu nos dias 8, 15 e 22 de janeiro três workshops destinados a pequenos e médios empresários, sobre gestão comercial e marketing, economia digital e internacionalização.

I13387-WS1.JPG

O primeiro workshop , designado “Gestão Comercial e Marketing” foi ministrado no dia 8 de janeiro, por Bruno Silva, que se debruçou sobre os principais desafios que uma micro e pequena empresa tem de ultrapassar para abordar e conquistar um mercado cada vez mais competitivo e em constante mudança.

I13387-WS2.JPG

No dia 15 de janeiro teve lugar o segundo workshop subordinado ao tema “Os Desafios da Economia Digital nas Micro e Pequenas Empresas”, ministrado por Susana Sousa. Para esta especialista, “Nos últimos anos, as novas tecnologias e o comércio eletrónico têm apresentado um ritmo avassalador de crescimento e de influência no dia-a-dia das pessoas e das empresas e organizações. Durante o decorrer do workshop foi possível aumentar a consciência para a importância que a economia digital tem para uma microempresa e para uma pequena empresa, que por norma apresenta recursos mais limitados do que os que estão disponíveis para as grandes marcas, as grandes empresas e as multinacionais.

I13387-WS3.JPG

Por fim, a 22 de janeiro, realizou-se o Workshop “Desafios da Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas: A importância da capacitação e da ação”. Os Oradores Filipe Silva e Manuel Campos, Consultores em Internacionalização de Negócios, afirmaram que os processos de internacionalização apresentam um nível de crescimento bastante notório. “São processos utilizado por um cada vez maior número de empresas, nos mais variados setores de atividade”. Esclareceram que na “análise das várias estratégias de internacionalização deve ter-se em linha de conta as motivações específicas da empresa”.  E salientaram que “Em traços gerais, esta decisão tem subjacente duas etapas distintas. O ponto de partida encontra-se na existência de uma oportunidade de negócio no estrangeiro, o que pode significar uma opção de localização. O processo desenvolve-se com o estudo e seleção do melhor modo para atuar e explorar essa oportunidade”.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]