2014-03-31
Com um programa de visitas aos Moinhos da Lageosa, na freguesia de Sobreposta (Braga), que estão a ser revitalizados através da ação de conservação e valorização do património rural da Abordagem LEADER do PRODER. Sábado, 5 de abril.
A visita inclui os Moinhos da Tojeira, compostos por um antigo complexo que integra um lagar de azeite, dois moinhos de cereais e um engenho de serra, e o Moinho da Figueira, utilizado outrora pelos agricultores para transformação dos grãos de cereais, desde 2010 nas mãos da Associação Social e Cultural de Sobreposta.
Num território onde o património molinológico ainda está bem presente ao longo dos vários cursos de água que atravessam o Alto Cávado, estas intervenções visam recuperar, valorizar e refuncionalizar este património, “que ocupa um importante lugar na cultura, no meio rural e no imaginário e identidade locais, além de servir como elemento demonstrativo, sensibilizador e disseminador de boas práticas junto do público em geral”, segundo a ATAHCA.
Para participar nesta iniciativa – promovida pela ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, em parceria com o Município de Braga, a Associação Social e Cultural de Sobreposta e os proprietários dos imóveis – basta inscrever-se através do email cultura@cm-braga.pt até às 15h do dia 4 de abril. A organização assegura o transporte gratuito de ida e volta com partida da Praça do Município, em Braga, a partir das 15h30.
O Dia Nacional dos Moinhos assinala-se a 7 de abril.
Documentos Anexos:
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]