2016-03-23
As associações de desenvolvimento local associadas na Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local reuniram-se a 17 e 18 de março, na aldeia de Chelas, em Mirandela para discutir o lançamento do LEADER / Desenvolvimento Local de Base Comunitária.
Do programa constaram as Assembleias-gerais da Federação Minha Terra, uma reunião de ponto de situação entre os responsáveis pelos Grupos de Ação Local que irão atual no âmbito do DLBC Rural e visitas a projetos de Turismo em Espaço Rural e de refuncionalização de património rural apoiados no âmbito da Abordagem LEADER do PRODER pela Desteque – Associação de Desenvolvimento da Terra Quente, entidade anfitriã do encontro.
Ao longo dos trabalhos foi clara a preocupação, dos representantes dos Grupos de Ação Local, com o longo processo de transição para o novo quadro de Fundos Europeus Estruturais de Investimento (FEEI), que temem os efeitos que um maior atraso na abertura dos concursos para receção e aprovação das candidaturas dos empreendedores dos territórios rurais poderão ter nas economias locais.
“No final do primeiro trimestre de 2016, era suposto que o Portugal 2020 estivesse no terreno em força e o DLBC, mesmo com dotações financeiras limitadas e com uma estrutura muito diferente do que defendemos, é um instrumento muito importante para apoiar pequenos investimentos agrícolas e noutras áreas essenciais às comunidades, com provas dadas na capacidade de criar emprego”, afirmou Regina Lopes, presidente da Federação Minha Terra, que critica o modo “muito distante das comunidades rurais” como está construído o Portugal 2020.
Conscientes de que o lançamento destas medidas no terreno não depende apenas das tutelas, os Grupos de Ação Local, através da Federação Minha Terra, têm colaborado na construção da regulamentação de enquadramento, apelando à sua simplificação, têm investido na capacitação das respetivas equipas técnicas para apoiar os empreendedores na construção e apresentação das suas ideias de negócio.
No decurso dos trabalhos, que decorreram numa unidade de agroturismo, na aldeia de Chelas, no concelho de Mirandela, Aurora Ribeiro, a coordenadora da Desteque, explicou que para chegarem a Chelas todos atravessaram o Rio Tuela, na Ponte LEADER, que simboliza bem a filosofia do programa. Inaugurada em 1995, esta ponte foi adquirida à C.P. e custeada pela população da aldeia de Chelas, pela Câmara Municipal de Mirandela e pelo Programa LEADER, dando resposta a uma necessidade expressa pela comunidade local.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]