Associações de desenvolvimento local discutem DLBC na Terra Quente Transmontana

2016-03-23

I12643-IMAGEM2.JPG

As associações de desenvolvimento local associadas na Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local reuniram-se a 17 e 18 de março, na aldeia de Chelas, em Mirandela para discutir o lançamento do LEADER / Desenvolvimento Local de Base Comunitária.

Do programa constaram as Assembleias-gerais da Federação Minha Terra, uma reunião de ponto de situação entre os responsáveis pelos Grupos de Ação Local que irão atual no âmbito do DLBC Rural e visitas a projetos de Turismo em Espaço Rural e de refuncionalização de património rural apoiados no âmbito da Abordagem LEADER do PRODER pela Desteque – Associação de Desenvolvimento da Terra Quente, entidade anfitriã do encontro.

Ao longo dos trabalhos foi clara a preocupação, dos representantes dos Grupos de Ação Local, com o longo processo de transição para o novo quadro de Fundos Europeus Estruturais de Investimento (FEEI), que temem os efeitos que um maior atraso na abertura dos concursos para receção e aprovação das candidaturas dos empreendedores dos territórios rurais poderão ter nas economias locais.

 “No final do primeiro trimestre de 2016, era suposto que o Portugal 2020 estivesse no terreno em força e o DLBC, mesmo com dotações financeiras limitadas e com uma estrutura muito diferente do que defendemos, é um instrumento muito importante para apoiar pequenos investimentos agrícolas e noutras áreas essenciais às comunidades, com provas dadas na capacidade de criar emprego”, afirmou Regina Lopes, presidente da Federação Minha Terra, que critica o modo “muito distante das comunidades rurais” como está construído o Portugal 2020.

I12643-IMAGEM1.JPG

Conscientes de que o lançamento destas medidas no terreno não depende apenas das tutelas, os Grupos de Ação Local, através da Federação Minha Terra, têm colaborado na construção da regulamentação de enquadramento, apelando à sua simplificação, têm investido na capacitação das respetivas equipas técnicas para apoiar os empreendedores na construção e apresentação das suas ideias de negócio.

No decurso dos trabalhos, que decorreram numa unidade de agroturismo, na aldeia de Chelas, no concelho de Mirandela, Aurora Ribeiro, a coordenadora da Desteque, explicou que para chegarem a Chelas todos atravessaram o Rio Tuela, na Ponte LEADER, que simboliza bem a filosofia do programa. Inaugurada em 1995, esta ponte foi adquirida à C.P. e custeada pela população da aldeia de Chelas, pela Câmara Municipal de Mirandela e pelo Programa LEADER, dando resposta a uma necessidade expressa pela comunidade local.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]