2022-09-21
A associação VICENTINA ,no âmbito do projeto “Articular para Intervir”, encontra-se a levar a cabo um processo de auscultação das comunidades do Sudoeste Algarvio, nomeadamente dos concelhos de Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo.
São várias as ações que decorrem durante o mês de setembro, com vista à definição da estratégia sub-regional 2030, incluindo a realização de assembleias comunitárias, seminários temáticos (webinars), ações de benchlearning e um seminário final.
As assembleias comunitárias realizadas serviram para a apresentação de resultados do diagnóstico e debate sobre objetivos estratégicos e ações estruturais, com base nas vulnerabilidades e potencialidades previamente identificadas. Seguem-se esta semana uma série de seminários temáticos, entre os dias 20 e 28 de setembro, realizados online, que contam com oradores especializados em áreas consideradas determinantes para o desenvolvimento do território: Ensino da Tecnologia, Eficiência Hídrica, Juventude, Transformação Agroalimentar, Dieta Mediterrânica e Biodiversidade. No dia 30 de setembro será realizado o Seminário “Articular para Intervir – Contributos para a Estratégia sub-regional 2030”, na Villa Termal das Caldas de Monchique, com painéis temáticos em torno do envolvimento e potencialização de parcerias para a construção de um plano consistente e concertado, promovendo o consenso e aproveitando da melhor forma as oportunidades, inclusivamente decorrentes do novo quadro comunitário de apoio.
O projeto ‘’Articular para Intervir’’ é um projeto de concertação estratégica que inclui ações para o desenvolvimento da Região Algarve 2030, promovido pela Comissão de Coordenação da Região Algarve e conta com a participação das Associações de Desenvolvimento Local da região.
Para mais informações: 282 680 120 ou vicentina@vicentina.org
Para inscrições nos seminários temáticos, aceda aqui: https://linktr.ee/associacaovicentina
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]