Associação disponibiliza serviço de apoio a agricultores afetados pelos incêndios

2022-10-12

A RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, com intervenção na Cova da Beira, lançou um serviço de apoio a agricultores, para elaboração de candidaturas à medida que o Ministério da Agricultura e Alimentação lançou para o restabelecimento do potencial produtivo nas explorações afetadas pelos incêndios que atingiram aquela região do país neste verão.

A associação vai promover um conjunto de sessões de informação nas freguesias afetadas, assim como reuniões de acompanhamento aos agricultores que sofreram danos nas suas explorações. Os interessados podem ainda contactar a associação diretamente através do telefone 275 313 016 para mais esclarecimentos.
 
Com esta iniciativa a RUDE pretende apoiar diretamente todos os produtores que viram as suas explorações agrícolas e pecuárias afetadas pelos incêndios e que, consequentemente, viram o seu rendimento comprometido, apoiando os agricultores na apresentação das candidaturas, processo que por vezes pode mostrar-se bastante complexo.

De recordar que a medida  de apoio se insere na operação “Restabelecimento do Potencial Produtivo” do PDR2020 e visa apoiar a reconstituição ou reposição do potencial produtivo das explorações agrícolas danificadas pelo conjunto de incêndios rurais ocorridos nos meses de julho e agosto. São elegíveis as explorações que tenham registado danos que ultrapassem 30% do seu potencial agrícola, tendo em conta animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções de apoio à atividade agrícola. O apoio é concedido sob a forma de subvenção não reembolsável e os níveis de apoio a conceder às operações elegíveis dividem-se em vários escalões, podendo chegar aos 100%. O período de candidaturas decorre até ao próximo dia 22 de novembro, estando disponíveis 30 milhões de euros.

Fonte: Gazeta Rural


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]