2026-01-13
A Raia Histórica – Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira assinala 30 anos de atividade dedicada ao território e às suas gentes.
No dia 6 de janeiro, teve lugar a reunião do Conselho de Administração, com a tomada de posse dos novos representantes das Câmaras Municipais, eleitos nas últimas eleições autárquicas. A posse foi conferida por António Cristóvão Ribeiro dos Santos, Presidente da Assembleia Geral, que desejou a todos a continuação de um mandato profícuo e enriquecedor para o território.
Ao longo destes 30 anos, com o contributo decisivo de fundadores, órgãos sociais, colaboradores, parceiros institucionais, empresários, agricultores e centenas de beneficiários, a Raia Histórica:
Manteve uma equipa técnica próxima do terreno, com rigor financeiro e forte ligação às comunidades.
Mas, diz a associação, o verdadeiro segredo deste sucesso não está em números grandiosos. Está nos projetos em filigrana, nas micro-iniciativas que, como fios delicados, tecem uma rede capilar essencial à vida da região: uma casa recuperada para turismo rural que acolhe visitantes e fixa famílias; um artesão que preserva técnicas ancestrais e gera rendimento; uma associação que organiza um evento local e anima a comunidade; um produtor que eleva o queijo ou o vinho da terra a emblemas de excelência.
Este não é apenas o aniversário de uma associação.É o reconhecimento coletivo de todos os que, ao longo de 30 anos, acreditaram, participaram e transformaram oportunidades em futuro.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]