2024-09-26
O Cadaval recebe na tarde do dia 27 de setembro a cerimónia de assinatura e homologação dos protocolos de articulação funcional entre a Autoridade de Gestão do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum no Continente (PEPAC no Continente) e os Grupos de Ação Local (GAL). Este ato representa um passo fundamental para a concretização das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária desenhadas pelas parcerias dos Grupos de Ação Local para os seus territórios, constituindo-se como capital para dinamizar a economia nos territórios rurais e aproximar as diversas comunidades numa abordagem territorial integrada.
O evento, que se realiza no Auditório dos Bombeiros Voluntários do Cadaval, tem hora de início marcada para as 14:00, com a receção aos convidados e a sessão de abertura a cargo de Laura Rodrigues, presidente da LEADER OESTE. Pelas 14:40 realiza-se a mesa-redonda “Que LEADER, que futuro?”, com a participação de Rogério Ferreira, Presidente da Comissão Diretiva do PEPAC no Continente, José Manuel Henriques, especialista em estudos de desenvolvimento, José Coutinho, Coordenador do GAL LEADER OESTE e Teresa Pouzada, Vice-Presidente da Federação Minha Terra.
Após uma pequena pausa, pelas 16:40 terão lugar duas intervenções, de Laura Rodrigues e Miguel Torres, Presidente da Direção da Federação Minha Terra, seguindo-se a cerimónia de assinatura e homologação dos protocolos. Após o momento simbólico intervirá José Bernardo Nunes, Presidente da Câmara Municipal do Cadaval, terminando o evento com a sessão de encerramento, a cargo de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, prevista para as 17:30.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]