Assembleia Regional da MANIFesta de Lisboa e Vale do Tejo

2022-05-19

Tem lugar no próximo dia 21 de maio a terceira Assembleia Regional da MANIFesta, que em 2022 continua o caminho de reflexão e construção de propostas em prol da criação de comunidades justas e sustentáveis. A Assembleia Regional de Lisboa e Vale do Tejo realiza-se Rua da Cozinha Económica, Bloco D, Espaços M e N, em Alcântara, Lisboa.

A assembleia começará pelas 10:00, com um breve enquadramento da MANIFesta, seguindo-se um conjunto de intervenções das organizações convidadas, que abordarão os compromissos das organizações da sociedade civil com os territórios e as pessoas, assim como as medidas públicas a que as organizações recorrem e formas de melhorar e construir novos apoios. Ainda da parte da manhã será discutida a proposta de Declaração da MANIFesta, discussão que contará com os comentários de João Ferrão e Manuela Tavares.

Da parte da tarde serão apresentados novos associados, será feito um enquadramento do Ano Europeu e da Agenda Animar, terminando o evento com uma oficina de preparação da Assembleia de crianças e jovens na MANIFesta.

Faça a sua inscrição aqui.

Consulte o cartaz em anexo.

A MANIFesta é promovida pela ANIMAR, apoiada por uma Comissão Organizadora que, para além das 3 entidades da Beira Interior, que em consórcio decidiram acolher o encontro final, na Covilhã - CooLabora, Ecogerminar e ADM Estrela - envolve entidades e redes da sociedade civil de âmbitos diversos: APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e a Educação Permanente, APPDI - Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, Rede para o Decrescimento, PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e Fórum Cidadania & Território. 

Documentos Anexos:

Programa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]