Assembleia de parceiros: Apresentada a Estratégia de Desenvolvimento Local e a proposta do primeiro aviso

2025-09-17

A Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, realizou ontem, dia 15 de setembro, na Biblioteca Municipal de Lagoa, uma Assembleia de Parceiros e uma Reunião do Órgão de Gestão do GAL – Vicentina Adere 2030.

Na Assembleia de Parceiros foi apresentada a Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL), as medidas de apoio previstas para a sua implementação, o cronograma previsional de abertura de avisos e o plano de atividades para 2025/2026.

Na reunião do Órgão de Gestão foi aprovado o Manual de Procedimentos do GAL (Grupo de Ação Local) – Vicentina Adere 2030 e a proposta do 1.º Aviso para Apoio aos Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola.

Este primeiro aviso, com uma dotação de 150.000€, tem como objetivo fomentar o investimento nas explorações agrícolas, permitindo a melhoria da capacidade produtiva, da viabilidade económica e da eficiência, bem como promover a adoção de práticas sustentáveis e de tecnologias adequadas à escala local.

Podem apresentar candidatura pessoas singulares ou coletivas que exerçam atividade agrícola, conforme definido na alínea d) do Artigo 5.º da Portaria n.º 247/2025/1, de 30 de maio, e que estejam localizadas nos seguintes territórios de intervenção:

  • Concelhos de Aljezur, Lagoa, Monchique e Vila do Bispo
  • Freguesias da Luz, Odiáxere, Barão de São João e Bensafrim (concelho de Lagos)
  • Freguesias de Silves, União de freguesias de Alcantarilha-Pêra e União de freguesias de Algoz-Tunes (concelho de Silves)
  • Freguesias de Alvor e Mexilhoeira Grande (concelho de Portimão)

O Órgão de Gestão do GAL – Vicentina Adere 2030 é constituído por 7 entidades representativas do território do Barlavento Algarvio, garantindo a participação ativa e a governança partilhada no processo de desenvolvimento local.

Mais informações através de:
e-mail: vicentina@vicentina.org
telefone: 282 680 120
website: https://www.galadererural.org/


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]