ASDEPR

Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural

Morada: Gaveto da Rua do Espírito Santo, n.º 11 B Rosário

9560-079 LAGOA

Tel.: +351 296 965 768

E-mail: isabel.magalhaes@asdepr.pt

Site: www.asdepr.com.pt

 

Território: Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste e Ribeira Grande

Área: 514,87 Km2

Habitantes: 65.755 hab.

Densidade populacional: 127,71 hab./km2

I10370-ASDEPRT.JPG 

Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste e Ribeira Grande

É na ilha de São Miguel que se localiza o território de intervenção do GAL, abrangendo cinco dos seis concelhos que constituem a ilha: a Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste e Ribeira Grande.

Ao nível das atividades produtivas, o setor primário continua a ser determinante. A atividade concentra-se nas culturas da beterraba, tabaco, ananás, batata e chá, mas tem sobretudo expressão na pecuária, nomeadamente na denominada “monocultura da vaca”.

A indústria revela o predomínio de unidades transformadoras justamente destes produtos – tabaco, da beterraba, do açúcar e, sobretudo, do chá, pela importância histórica e cultural, marcando presença no território da ASDEPR, nas fábricas de chá de Porto Formoso e Gorreana – mas também de lacticínios e conservas de peixe.

O turismo é o sector que está em expansão, verificando-se um crescimento significativo ao nível da oferta de alojamento. O território beneficia de grande variedade paisagística, contando com vários espaços protegidos e áreas naturais classificadas, nomeadamente, as reservas naturais de Lagoa do Fogo e Ilhéu de Vila Franca do Campo, as Reservas Florestais Naturais Parciais do Pico da Vara e dos Graminhais, ou as zonas de Proteção Especial (Rede Natura 2000), Pico da Vara e Ribeira do Guilherme.

O território conta ainda com valioso património arquitetónico dos séculos XVII a XIX, especialmente de carácter religioso, como várias igrejas, conventos e ermidas.

A gastronomia de São Miguel prima sobretudo no capítulo dos pratos de peixe, polvo e lapas. Os queijos e a doçaria tradicional (bolos levedos, massa sovada), os licores e o ananás completam (muito bem) qualquer refeição.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]