AQUApaper de Abrantes, um convite à aventura no Zêzere

2018-05-28

A TAGUS – Associação para ao Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior propõe para 23 de junho um passeio de canoa na albufeira de Castelo do Bode. O mapa desenhado para o AQUApaper de Abrantes promete “divertir sem poluir”, ao ritmo de pistas e jogos a partir da praia fluvial de Aldeia do Mato.

I13193-IMGX0812XS.JPG

Este evento que articula orientação e rallys paper incluirá, este ano, a presença de atletas da modalidade, João e Francisca Laia, para uma pequena introdução às técnicas de canoagem. Outra novidade de 2018 será a participação exclusiva em equipas de pares. Com um valor de 20 euros por elemento, a inscrição inclui documentação, seguro, canoa e colete, almoço volante e um delicioso lanche-convívio, com produtos da gastronomia local.

Antes do início da jornada e após um ligeiro briefing, os participantes poderão definir as suas estratégias. De olhos no mapa, seguirão em busca dos pontos de controlo, deparando-se com diferentes desafios, jogos de habilidade e questões sobre a região. O périplo terminará com um rally paper pela Aldeia do Mato e Martinchel até ao Hotel Segredos de Vale Manso, e por fim com um lanche ajantarado.

O AQUApaper de Abrantes conta com o apoio do Município de Abrantes, através do FinAbrantes - Programa de apoio a coletividades do concelho de Abrantes, sendo dinamizado no âmbito do DLBC Rural, promovido pelo PDR2020, e co-financiado pelos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, através do Portugal 2020, e com os parceiros ACLAMA – Associação Cultural “Os Amigos de Martinchel”, Hotel Segredos de Vale Manso e Cabana do Rio.

Mais informações e inscrições no AQUApaper de Abrantes em www.tagus-ri.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]