2012-05-10

2012
No âmbito da iniciativa «Imagens da Europa Rural», da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, o concurso da APRODER pretende valorizar e dar visibilidade ao seu território de intervenção.
Os trabalhos a concurso deverão valorizar as seis categorias temáticas do concurso: população rural; meio rural; empreendedorismo rural; diversidade rural; juventude; projetos de desenvolvimento rural (LEADER).
Todas as fotografias a concurso deverão dizer respeito ao território de intervenção da APRODER - Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo: concelhos de Azambuja, Cartaxo, Rio Maior e Santarém.
Os trabalhos devem ser entregues ou enviados até ao dia 14 de maio de 2012 para a APRODER.
Há prémios a atribuir aos três primeiros classificados.
Saiba mais, consultando o Regulamento do Concurso, no site da APRODER.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]