Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Apresentação do e-arte - portal de promoção e comercialização de artesanato

Jan. 2007

Convento de Arouca

26 de Janeiro de 2007 - 14 horas

A ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira realizou no dia 26 de Janeiro, pelas 14 horas, no Convento de Arouca, uma sessão de apresentação pública do portal de promoção e comercialização de artesanato www.e-arte.org e do Guia de Artesanato da Freita e Montemuro.

Este portal, promovido pela ADRIMAG em parceria com: AECA, ABBAA, AASE, CEARTE, Criaçores e PCOMP, foi co-financiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL.

As funcionalidades do portal permitem a comercialização de produtos on-line de Associações de Artesanato de algumas regiões do país. Numa primeira fase, foi desenvolvido com associações de artesanato pertencentes às Serras de Freita e Montemuro, zona de intervenção da ADRIMAG. Posteriormente o portal foi disseminado e alargado à Serra da Estrela e Ilha de São Miguel nos Açores, Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Criaçores - Associação de Artesãos da Ilha de São Miguel. Este portal permite uma pesquisa de produtos existentes por associação ou por tipo de produtos.

Para além disso, os utilizadores podem obter informação sobre os artesãos e artesãs dos municípios das regiões que integram o portal, sobre o Estatuto do Artesão e procedimentos e instrumentos para obtenção da Carta de Artesão e da Carta de Unidade Produtiva Artesanal, no Continente e nos Açores.

O Guia de Artesanato da Freita e Montemuro está disponível em versão papel e ainda em formato pdf no portal www.e-arte.org. O Guia é composto por fichas individuais de todos os artesãos e artesãs da zona de intervenção da ADRIMAG: municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra. As fichas têm Informações sobre o tipo de artesanato, contactos, fotografias do artesanato e localização da iniciativa artesanal.

O Guia está organizado com separadores por município, com informação do tipo de artesanato produzido, bem como das feiras de promoção do artesanato realizadas. Este produto irá ficar disponível para consulta, em versão papel nas Câmaras Municipais, Regiões e Postos de Turismo, Associações e Grupos de Artesanato e Associação e Instituições de Desenvolvimento, restaurantes e unidades de alojamento da região.

Documentos Anexos:

Ficha de inscrição

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Formação para responsáveis políticos "Autoridades locais e implementação do ODS 11"

2021-06-08 a 2021-09-20, Inscrições abertas

Dia Municipal para a Igualdade 2021

2021-10-17 a 2021-10-27, Várias iniciativas por todo o país

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4