2026-01-09
Após obter, em 2018, o galardão de Vencedora das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa e a criação do seu próprio estatuto de Marca Territorial, o universo de actuação das Terras da Chanfana, desenvolveu-se no sentido da sua consolidação, demonstrando que estes 4 concelhos - Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares - mantendo as características que lhes são próprias e os diferenciam – souberam e sabem também construir espaços de diálogo e envolvimento das Entidades (Câmaras Municipais, Confrarias, Associações de Produtores, Empresas) e das Comunidades e, também, assumir escala, criando perspectiva e promovendo em conjunto as condições ideais para uma maior competitividade territorial, a qual concorre para o reconhecimento externo, atraindo com o seu valor e qualidade: visitantes; turistas; investidores e até novos residentes.
Efectivamente, para tal, tem contribuído um conjunto vasto de iniciativas estruturantes que visam a divulgação, a dinamização e qualificação do território e seus agentes económicos, consolidadas num Plano de Comunicação e Imagem transversal a toda a Estratégia Territorial preconizada pela Dueceira - proprietária e gestora da Marca - que tem passado pela: gestão de conteúdos em páginas das redes sociais do Facebook e Instagram; participação em eventos locais, regionais e nacionais com stand promocional; dinamização de Clube de Fãs; realização da edição 0 do Circuito Inter-Trail Terras da Chanfana; criação do Cabaz Prove© Terras da Chanfana, entre outras acções, muitas das quais dinamizadas pelos parceiros Câmaras Municipais e de que constituiu exemplo a Agenda Cultural Terras da Chanfana. Em 2024, igualmente, uma primeira aposta numa Feira Internacional de Turismo de Interior, concretamente a INTUR em Valladolid, Espanha.
Também contribuiu para o reforço da Marca, a criação e lançamento a 5 de Junho de 2024, da plataforma Web APP ‘Roteiro Sentido das Terras da Chanfana’, com endereço em http://roteirosentido.pt consubstanciado numa sinalização de todos os agentes locais aderentes, propostas de Experiências Únicas e Roteiros Irresistíveis a usufruir no território.
A Agenda Gastronómica surge, desde 2018 - apenas interrompida nos anos da pandemia -, igualmente como uma acção da Dueceira em conjunto com os seus parceiros e associados municipais. Assim, neste âmbito, realiza-se a 08 de Janeiro de 2026, no Restaurante O PARQUE na Lousã, gerido pela ARCIL – Associação para a Recuperação dos Cidadãos Inadaptados da Lousã e limítrofes, o lançamento da Agenda Gastronómica das Terras da Chanfana, numa apresentação conjunta dos eventos a realizar- sob este mote - no decorrer de todo o ano de 2026, nos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares.
Este formato de apresentação evidencia a importância do trabalho em cooperação e em rede, de uma parceria que estrategicamente se consolida em torno desta marca, reforçando a identidade do território num ganho expressivo de escala. Este trabalho facilita ainda a organização dos eventos, evitando uma sobreposição de datas, inibidora de uma participação mais ampla das comunidades.
Para um futuro próximo prevêem-se outras acções de envolvimento dos agentes locais, atracção e captação de turistas e fixação das comunidades, sendo que nesse sentido foi formulada candidatura ao Turismo de Portugal, da qual se aguarda decisão.
A Agenda Gastronómica, apresentada pelos representantes dos 4 Municípios associados e com apoio dos Restaurantes aderentes, assume o seguinte Calendário de Eventos, por ordem Cronológica:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]