Apoio LEADER de 1.9 M€ na Beira Serra

2011-11-29

2011

Os 34 pedidos de apoio aprovados, no âmbito do 2º Concurso LEADER da ADIBER, num investimento global superior a três milhões de euros, vão criar 53 novos postos de trabalho.

No conjunto, os 34 projetos aprovados, no âmbito dos 2º Avisos de Concurso, ascendem a 1.884.800 euros de ajuda financeira ao investimento disponibilizada pelo Subprograma 3 do PRODER, num investimento global superior a 3 milhões de euros.

Distribuídos pelos vários concelhos da zona de intervenção da ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra - Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua -, os projetos irão criar 53 novos postos de trabalho.

De acordo com o presidente da Direção da ADIBER, Miguel Ventura, «com estas aprovações, estamos cientes de que demos mais um importante contributo para a afirmação dos territórios rurais no contexto nacional, demonstrando que ainda há quem acredite no seu potencial e esteja disponível para aqui investir e criar riqueza».

Os projetos vão de encontro à Estratégia Local de Desenvolvimento do GAL ADIBER/Beira Serra, que tem no turismo e na ação social os seus sectores estratégicos prioritários, e a partir dos quais tem sido possível criar novos empregos, gerar riqueza e melhorar a qualidade de vida de quem reside/resiste nesta região de montanha.

Ao nível da diversificação turística, serão apoiadas 8 novas unidades turísticas de qualidade na modalidade TER, num total de 54 camas e um Parque de Campismo Rural no Concelho de Tábua, que virão dar um forte contributo para a diversificação da oferta turística desta Região, com base nos seus fatores distintivos e diferenciadores.

Na área social a prioridade está direcionada para a melhoria dos serviços prestados em regime de apoio domiciliário e centro de dia, contribuindo para a manutenção dos idosos nas suas aldeias, retardando o processo de institucionalização em valência de lar, com os elevados custos sociais e financeiros que tal solução acarreta, garantindo que as nossas aldeias se mantém humanizadas e com vida.

Com as recentes aprovações, o GAL ADIBER/Beira Serra apresenta uma taxa de compromisso das ajudas programadas de 90 por cento, num sinal de que a Região da Beira Serra possui empreendedores económicos e sociais interessados em dar expressão prática às suas ideias, apesar da conjuntura atual, aproveitando da melhor forma as oportunidades que estão à sua disposição.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]