2025-12-11
A OCDE, através da equipa de Economia e Inovação Social está a desenvolver o projeto “Apoiar o desenvolvimento da economia social como motor de crescimento”, implementado pela OCDE em cooperação com a SG REFORM da Comissão Europeia e com os países beneficiários da OCDE.
O projeto que visa fortalecer a economia social em Portugal como motor de crescimento económico foi lançado em junho de 2025 pela Comissão Europeia e OCDE e conta com o envolvimento da Direção-Geral da Segurança Social (DGSS) e a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).
Neste contexto, a Federação Minha Terra, representada pela vice-presidente da direção Teresa Pouzada participou numa consulta às partes interessadas que teve lugar em outubro, em Lisboa.
O relatório da auscultação, entretanto partilhado sintetiza as principais ideias e identifica uma lista preliminar de prioridades estratégicas para o desenvolvimento da economia social em Portugal, que constituem um trabalho em curso, que continuará a ser aprimorado com base em consultas adicionais e na investigação documental em desenvolvimento pela OCDE.
O documento aborda o desenvolvimento da economia social em Portugal, destacando prioridades estratégicas e recomendações para fortalecer o setor como motor de crescimento.
Contexto legal estrutural
Portugal possui uma base legal e estruturas para a economia social, mas carece de uma estratégia nacional.
Prioridades Estratégicas Identificadas
Foram definidas prioridades estratégicas para o desenvolvimento da economia social em Portugal.
Desafios Enfrentados pelo Setor
A economia social em Portugal enfrenta desafios significativos que limitam seu crescimento.
Necessidade de Capacitação e Formação
A capacitação e formação são essenciais para o fortalecimento das entidades da economia social.
Modelos de Financiamento e Regulação
Os modelos de financiamento e a regulação da economia social precisam de revisão e adaptação.
Próximos passos do projeto
A OCDE planeia continuar a consulta e análise para desenvolver uma estratégia nacional.
Mais informação na publicação da OCDE no LinkedIn.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]