Apoiam-se projetos para o desenvolvimento local das zonas pesqueiras e costeiras

2017-09-14

O GAL ADREPES Costeiro vai abrir, de 15 de setembro a 15 de novembro, o período para apresentação de candidaturas, no âmbito da execução das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária do Programa Operacional (PO) Mar 2020.

Guiado pelos objetivos de desenvolvimento local e de diversificação das economias, este anúncio dirige-se a todos os empreendedores com ideias de negócio e de investimento nas zonas pesqueiras e costeiras, que queiram promover o emprego sustentável e de qualidade, a inovação social, e criar respostas a problemas de pobreza e exclusão social.

Qualquer entidade, singular ou coletiva, do setor público, social ou privado, com ou sem fins lucrativos da área de intervenção do GAL ADREPES Costeiro pode candidatar-se.

I13056-DLBCXCOSTEIROX0.JPG

Área de intervenção do GAL ADREPES Costeiro

A tipologia de operações a apoiar abrange os seguintes domínios: Inovação em espaço marítimo, Qualificação escolar e profissional relacionada com o meio aquático, Promoção de Planos de Mar, Preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais e paisagísticos, Reforço da competitividade da pesca, Reforço da competitividade do turismo, Promoção de produtos locais de qualidade, Melhoria dos circuitos curtos de bens alimentares e mercados locais, no âmbito do mar. 

Com o objetivo de clarificar o âmbito e a elegibilidade das operações em causa, o Programa Operacional (PO) Mar 2020 publicou a Orientação Técnica Específica n.º 2/2017 que visa clarificar as ações que se pretendem ver desenvolvidas em cada um dos domínios de intervenção previstos, bem como esclarecer a elegibilidade das despesas decorrentes da sua realização.

Consulte, em breve, o Aviso n.º 001/2017/GAL ADREPES Costeiro em www.adrepes.pt ou www.mar2020.pt. Contacte ADREPES para mais informações através do telefone: 212337930 ou do e-mail: adrepres@adrepes.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]