2019-11-18
“A Europa em Movimento – um guia para territórios em transição”. Este é o título em português da publicação lançada no passado dia 14 de Novembro, em Paris e cujo principal objetivo é o de levar os leitores numa viagem pelo mundo rural europeu, conhecendo neste trajeto as pessoas e as organizações que contribuem para o desenvolvimento sustentável destes território e destas comunidades em transição. Um dos capítulos é dedicado ao Algarve, resultado da colaboração da associação In Loco.
Ao longo de 13 capítulos, os leitores podem partilhar as experiências, expectativas e sucessos que marcam o presente e o futuro de territórios rurais de norte a sul da Europa.
Istria na Eslovénia, Karditsa na Grécia, Ilha de Eigg na Escócia, Pembrokeshire, em Gales, Podlaskie na Polónia, Algarve em Portugal, Transilvânia na Roménia, Bitola na Macedónia do Norte, Beaufortain em França, Hallig Suderoog e a Ilha de Pelworm na Alemanha, Lesachtal na Áustria, Gelgava na Letónia, Dronten nos Países Baixos e a Sicília em Itália, são territórios onde pessoas e organizações trabalham desde há muito em processo de desenvolvimento sustentado e participado, baseados na mobilização dos atores locais e na valorização dos recursos endógenos.
A apresentação da publicação, coordenada pelo “Forum Syneergies”, decorreu no Palácio de Congresso de Montreuil por ocasião do cinquentenário da Fondation de France, que apoiou esta edição.
O fio condutor é o trabalho de décadas do “Forum Synergies”, uma organização não-governamental herdeira da “Rede Europeia de Experiências de Desenvolvimento Sustentável, uma plataforma de cooperação criada em 1994 e que, entre muitas outras atividades, organizou entre 1996 e 97, um ciclo de debates sobre a agenda 2000 e uma mostra itinerante por toda a europa dos produtos, aromas, sabores e texturas do mundo rural (Magical Mistery Tour) que terminou a sua viagem aqui no Algarve, em Dezembro de 1997, num evento marcante que contou com a presença do então Presidente da República, Jorge Sampaio.
A Associação In Loco foi a entidade anfitriã deste momento, pois coopera e faz parte desta plataforma de cooperação desde o seu início. Foi igualmente através das experiências, estratégias e utopias que defendemos e pela quais lutamos que Portugal e o Algarve foram retratados nesta publicação agora tornada pública e que pode muito em breve ser descarregada (ENG e FR) no site do Forum Synergie (http://www.forum-synergies.eu/ ) e no site da Associação In Loco (www.in-loco.pt).
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
3.ª Feira de Inovação Agrícola do Fundão |
2024-10-10 a 2024-10-13, Fundão |
Seminário "Dia Mundial da Alimentação - Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores" |
2024-10-16, Auditório do Patacão, CCDR Algarve - Faro |
Conferência "Alterações Climáticas: que desafios se nos colocam nas próximas décadas?" |
2024-10-24, Sociedade de Geografia de Lisboa |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]