Aldeias Sustentáveis e Ativas

2012-09-24

Almeida, 27 de setembro 2012

A próxima sessão descentralizada do projeto ASAS - Aldeias Sustentáveis e Ativas irá decorrer na aldeia de Cabreira do Côa com a colaboração da ASTA e da associação Raia Histórica.

«Dinamização comunitária no apoio a pessoas com deficiência» é o tema desta sessão, partindo da experiência neste território no envolvimento da comunidade na prestação deste serviço através da ASTA - Associação Sócio-Terapêutica de Almeida.

Organizadas em diversos pontos do território nacional, estas sessões visam observar práticas e recolher testemunhos e contributos para a elaboração do Programa Mínimo de Revitalização de Aldeia, bem como difundir o projeto e mobilizar as comunidades e organizações para os seus objetivos.

O Programa Mínimo tem como objetivo desenhar uma proposta para intervenção em contexto de aldeia, seguindo critérios de sustentabilidade e envolvimento das sociedades locais, construída a partir da recolha de experiências e dos contributos das entidades e comunidades envolvidas.

Com a organização destas sessões pretende-se ainda destacar uma prática que enfrentou um problema relevante para a comunidade ou possibilitou a dinamização do território.

O projeto ASAS - Aldeias Sustentáveis e Ativas é desenvolvido por uma parceria constituída pela Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, o ICE - Instituto das Comunidades Educativas e a ADC Moura - Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura., no âmbito do PRRN - Programa da Rede Rural Nacional.

Mais informação e inscrições no site da ANIMAR.

Raia Histórica - Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]